MÚSICA PARA ESTUDAR

 

 Afinal, estudar ouvindo música ajuda ou atrapalha? Esse é um grande dilema para muita gente. E a resposta é… depende!

Sabe-se que a música não tem um centro neurológico específico, ou seja, ouvir música envolve todas as nossas funções cognitivas, sendo assim “a música interfere na plasticidade cerebral, favorece conexões entre neurônios na área frontal do cérebro, que é relacionada a processos de memorização e atenção, além de estimular a comunicação entre os dois lados do cérebro, o que pode explicar sua relação com raciocínio e matemática.”¹

E segundo estudos patrocinados pelo Spotify e pela Universidade de Caen, na França, ouvir música instrumental (sem letra nenhuma) enquanto se estuda pode até aumentar a concentração. No primeiro estudo por exemplo, os alunos que estudaram matemática escutando música clássica tiveram uma concentração 12% melhor em suas provas. No segundo estudo, alunos de 249 universidades foram dividido em dois grupos, que iriam assistir à  uma palestra e depois realizar uma prova. O grupo que assistiu à palestra ouvindo música demonstrou mais atenção na prova e resultados mais satisfatórios. O estudo também mostrou que ouvir música ao estudar pode diminuir os transtornos de quem sofre de TDAH.

Por outro lado, ao estudar ouvindo músicas com letras, as informações recebidas pelo nosso cérebro tendem a divergir entre o que estamos ouvindo e o que estamos estudando, podendo prejudicar o aprendizado.

Ou seja, para máxima concentração nos estudos o ideal é um ambiente totalmente silencioso. Entretanto, a música (sem letra, apenas instrumental) pode ajudar a melhorar a concentração e até servir de escape quando tudo o que nos resta são fones de ouvido para fugir de um ambiente super barulhento. Vale de vez em quando também ouvir músicas com voz, mas que você não conheça a letra, para treinar o ouvido e estar preparado para fazer algum vestibular ou concurso com barulho.

Separei aqui algumas músicas que gosto muito de escutar enquanto estudo e outras que me ajudam a ter mais foco nos dias em até olhar pro teto é mais interessante do que estudar.




MÚSICA FOCO

ONDAS ALFA

Tchaikovsky > MÚSICA CLÁSSICA

Vivald > MÚSICA CLÁSSICA

PLAYLIST John Mayer/Jack Johnson/Jason Mraz

ah! se você tiver spotify, lá tem muitas playlists para estudar. Desde músicas para concentração total até mais animadas.

E para baixar as músicas do youtube no seu celular ou mesmo no seu computador para não precisar entrar na internet (alô procrastinação rs), ESSE SITE converte os videos para mp3.

¹ Trecho retirado do site: http://psiqweb.med.br/

 

6 comentários sobre “MÚSICA PARA ESTUDAR

  1. Joana disse:

    Ótimo artigo. Ajudou bastante.
    Gostaria de enriquecer mais ainda com informações de um plugin que ajuda na captura de leads em vídeo e outras surpresinhas.

    Basta clicar no meu nome para saber mais.

    Sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *